Na segunda de duas jornadas fora de portas, um golo em cima do apito final tirou a possibilidade de o Alverca pontuar em Alcochete
À entrada da 8.ª Jornada, Alverca e Sporting “B” estavam separados por apenas um ponto na tabela classificativa.
O Alverca apresentou-se em Alcochete sem grandes surpresas no onze: voltou Luiz Miguel e Iago em detrimento de Pedro Jesus e Gonçalo Pinto, respectivamente.
Os primeiros 45 minutos foram pautados pelo equilíbrio no que diz respeito aos lances de perigo, com o Sporting a procurar a meia distância do lado direito e o Alverca, de forma mais organizada, procurava desmontar a defensiva do Sporting, mas eram os guarda-redes que se impunham e mantinham o empate a zero.
Ainda assim, o lance mais flagrante caía para o Alverca, numa situação de pressão alta, a bola é recuperada à entrada da área leonina e o remate de Pedro Bicalho só parou no travessão da baliza de Diogo Pinto.
No desenrolar do lance, uma arrancada do capitão do Sporting acabou por apanhar o Alverca em contrapé e, depois de uma série de ressaltos, a bola sobrou para Rodrigo Ribeiro que aproveitou e abriu o marcador ao minuto 24′.
Assim, e tal como na jornada anterior, o Alverca via-se em desvantagem no marcador.
Os primeiros 45′ minutos terminaram com 1-0, apesar de se notar um Alverca a ser mais dono do jogo.
A segunda metade abre com uma grande penalidade para o Sporting, com o Pedro Bicalho a derrubar Rodrigo Ribeiro dentro da área.
Na conversão do penálti, brilhou o Luis Ribeiro, com uma grande defesa à execução dos 11 metros de Tiago Ferreira, onde adivinhou o lado e com a mão esquerda impossibilitou o Sporting de alargar a vantagem.
Com isto, o Alverca cresceu ainda mais na partida e o jogo começou a disputar-se no meio campo do Sporting, que apenas conseguia, ocasionalmente, criar algum perigo através da meia distância.
Ao minuto 62′, surge o lance polémico da partida: Jorge Bernardo é derrubado na área por Diogo Pinto e o árbitro apita e faz sinal para ser assinalada grande penalidade. No entanto, acaba por reverter a decisão para pontapé de baliza após indicação do árbitro auxiliar.
No minuto seguinte, Luiz Miguel é travado em falta por Diogo Abreu (já amarelado na partida, o que indicaria que o Sporting ficaria reduzido a 10 elementos), mas o árbitro, lendo o lance de forma diferente, mandou seguir o jogo e, após protestos do banco do Alverca, acabou mesmo por ser o mister do Alverca, João Pereira, a ser expulso.
Aos 74′ minutos, através de uma boa combinação, João Costa surge na área leonina e é travado em falta por Pedro Bondo e deste lance surge efetivamente uma grande penalidade, que acaba mesmo por dar o 1-1, com Jorge Bernardo a colocar a bola no fundo das redes.
Ainda antes de ser marcado o penálti, o árbitro da partida expulsa Khalid Hachadi e Chico Lamba, após um desentendimento entre os dois jogadores, atribuindo cartão vermelho direto e segundo cartão amarelo, respetivamente.
Quando já tudo se encaminhava para a divisão de pontos, através de uma arrancada do lateral leonino, Pedro Bondo, este mesmo acaba por encontrar os pés de Mauro Couto, que com um remate em arco ao segundo poste, faz um grande golo e arrecada a vitória para os jovens da formação de Alcochete.
Com este resultado, o Alverca irá para esta paragem de duas semanas com os mesmos 11 pontos com que iniciou a jornada. Volta a jogar a 27 de Outubro, frente ao Amora, jogo esse que fechará a 1.º volta da Liga3.
FICHA DE JOGO
SPORTING B 2-1 ALVERCA (1-0 ao intervalo)
Liga 3 – 1.ª Fase – Série B
8.ª jornada
Estádio Aurélio Pereira
Árbitro: João Mendes
Assistentes: Nelson Andrade e Rui Mendes
Quarto árbitro: Nuno Oliveira
SPORTING B: Pinto; Monteiro, Bondo, Miguel, Dudá (Mauro Couto, 39’), Chico, Diogo Abreu (Alexandre Brito, 68’), Rodrigo Marquês (Marco Cruz, 68’), Tiago Ferreira (cap), Rodrigo Ribeiro (Nel, 68’) e Menino (Pedro Silva, 78’).
Suplentes não utilizados: Pires, Vando Félix, Gonçalo Esteves e Mendonça.
Treinador: Felipe Çelikkaya
Disciplina: amarelo a Diogo Abreu (7’), Chico (60’) e Bondo (75’). Vermelho a Chico (75’)
ALVERCA: Luís Ribeiro; Ronaldo Rodrigues (Diogo Ramos, 85’), Luiz Miguel (Jean Sales, 79’), Jorge Bernardo, João Costa (Diogo Salomão, 85’), Iago Oliveira (Gonçalo Pinto, 58’), Khalid Hadachi, Pedro Venaque, Pedro Bicalho (Pedro Jesus, 85’), Diogo Martins e Vítor Bruno.
Suplentes não utilizados: Nuno Hidalgo, Rui Batalha, Tomás Ildefonso e Gustavo Godinho.
Treinador: João Pereira
Disciplina: amarelo a Ronaldo Rodrigues (49’), Diogo Martins (54’) e Luís Ribeiro (80’). Vermelho a João Pereira (65’) e Khalid Hadachi (75’).
Golos: 1-0 Rodrigo Ribeiro (25’); 1-1 Jorge Bernardo (76’, g.p.); 2-1 Mauro Couto (90’+5).
Homem do Jogo: Mauro Couto (Sporting)