FC Alverca SAD

Vitória! 3 pontos ficam em Alverca

No palco do Estádio do FC Alverca, testemunhou-se, no último dia de março de 2024, uma jornada importante da Fase de Promoção da Liga 3 entre o FC Alverca e o Lusitânia de Lourosa FC, uma partida que ficará gravada na memória dos adeptos de ambas as equipas, dado ter sido a primeira vez que se defrontaram.

Numa tarde de futebol repleta de emoções, estratégias e um desempenho notável dos jogadores, ambos os clubes procuravam a vitória em cenários diferentes. No caso do Alverca, para conseguir manter a distância dos lugares fora Top-3 e manter a igualdade com o SC Braga B, que já tinha vencido o Atlético CP na mesma tarde. Já o Lus. Lourosa, pretendia criar ainda um maior distanciamento dos outros clube, tendo em mente que a sua liderança ficaria ainda mais isolada.

Desde o apito inicial, as duas equipas impuseram um ritmo intenso, criando várias oportunidades de golos.

No entanto, foi a equipa da casa, através de uma bola parada que, aproveitando um erro de marcação do adversário, acabaria por concretizar com sucesso uma jogada estudada. Numa combinação entre centrais capitães, Zé Oliveira dá a primeira cabeçada e assiste Pedro Venaque que coloca a bola no fundo das redes. Ficou assim o Alverca em vantagem no marcador, bem cedo na partida.

Por volta do minuto 35′, na sequência de um canto, a vantagem é aumentada para 2-0. Após cruzamento de Diogo Martins (outra vez), de cabeça para cabeça (outra vez), desta vez os protagonistas foram outros: Alysson assiste João Costa e o Alverca fica ainda mais confortável no jogo.

Várias oportunidades de golo surgiam para ambos os lados numa partida equilibrada apesar do domínio Alverquense.
Ao fechar do primeiro tempo, o Lourosa encontrou-se em situação de finalização e João Bravim ainda travou a primeira investida mas já não teve hipótese de travar o remate de Miguel Pereira que reduziu a vantagem para apenas um golo.

Seguiu-se para intervalo com o resultado definido em 2-1 para a equipa da casa.

Ao fim de 10 minutos, na segunda parte, o visitante tem o momento que mais condicionou o seu jogo: fica reduzido a 10 unidades após uma carga de ombro mal temporizada por parte de Diogo Pereira atingir Rui Silva na face. O defesa via assim o segundo cartão amarelo, ficando de fora o resto da partida.

No restante jogo, vimos oportunidades para ambos os lados, mesmo com um jogador a menos, o Lourosa continuou à procura do golo do empate. O Alverca por sua vez, em superioridade no marcador e numérica, fez uma excelente gestão e trabalho defensivo, além de ainda ter criado várias ocasiões para marcar.

Dava-se o minuto 90+6′ quando, brilhantemente, Khalid Hachadi se isola no meio campo adversário e levou a bola quase até aos pés de José Varela, deixando ainda um adversário pelo caminho, para este finalizar de forma efusiva o 3-1 – o resultado final.

Após o golo e momentos antes de o árbitro Marcos Brazão finalizar a partida, deram-se ainda as expulsões de José Varela e dois elementos das equipas técnicas, um de cada equipa por confusões na celebração do golo Alverquense.

FC ALVERCA 3-1 L. LOUROSA (2-1 ao intervalo)
Liga 3
Fase Apuramento de Campeão
Jornada 7
Estádio FC Alverca

Árbitro: Marcos Brazāo
Árbitros assistentes: Pedro Sancho e Pedro Viegas
Quarto árbitro: Roberto Oliveira

FC ALVERCA: João Bravim, Alysson Silva (Caiser Gomes, 46’), José Oliveira (Cap.), Luís Miguel (José Varela, 66’), Miguel Pires, João Costa (Hachadi, 66’), Rui Silva (Pierre Sagna, 78’), Ricardo Dias, Pedro Venaque, Diogo Martins, Vitor Bruno (João Lucas, 90’).
Suplentes não utilizados: Nuno Hidalgo, Vitinho, Pedro Jesus, Iago Oliveira.
Treinador: João Pereira
Disciplina: cartão amarelo para Miguel Pires (81’), José Varela (83’ e 90’+7’), Diogo Martins (86’), Vitor Bruno (87’), Pierre Sagna (90’+4’).

L. LOUROSA: José Costa, Dmytro Lytvyn, Nandinho, Mika Borges (Sérgio Ribeiro, 73’), Diogo Rosado (Cap.) (Ruben Gonçalves, 46’), Diogo Pereira, Fábio Fortes (Zakpa, 62’), Miguel Pereira (Edgar Abreu, 62’), Tiago Mesquita, David Santos, Jefferson Nem (Nuninho, 81’).
Suplentes não utilizados: Rafael Flores, Bruno Morais, Tiago Cerveira, Yaya Bamba.
Treinador: Jorge Pinto
Disciplina: cartão amarelo para Diogo Pereira (7’ e 56’), Diogo Rosado (45’+3’), David Santos (49’), Mika Borges (56’), Edgar Abreu (72’).

Golos: 1-0 (Pedro Venaque, 8’), 2-0 (João Costa, 36’), 2-1 (Miguel Pereira, 45’+2’), 3-1(José Varela, 90’+7’).

Homem do jogo: Diogo Martins (Alverca)

Leave a comment